Prêmio PIPA – making of da exposição dos artistas finalistas 2016

Prêmio PIPA é uma iniciativa do PIPA Global Investments, em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a fim de estimular e divulgar a arte contemporânea brasileira. Desde sua criação, em 2010, a Matrioska Filmes produz os vídeos que apresentam os artistas participantes e outros temas ligados ao universo do prêmio.

Hoje, já são 323 entrevistas com artistas promissores das cinco regiões do Brasil. Gravamos as conversas por Skype, e o próprio entrevistado envia imagens das obras que deseja ver na versão editada.

Entre dezenas de artistas indicados anualmente, o conselho do prêmio escolhe sempre quatro finalistas, que partem para uma exposição coletiva no MAM-Rio. Aproveitamos a ocasião para conhecê-los pessoalmente: o Skype descansa, a câmera de vídeo sai da mochila e vamos ao museu construir uma espécie de making of. O filme sobre a montagem aprofunda o diálogo com os finalistas e revela o lado B da assepsia de uma exposição, com os montes de plástico-bolha, poeira, decibéis, fast-food e noites mal dormidas que precedem toda grande abertura.

Além de uma doação em dinheiro, o vencedor do PIPA é agraciado com uma residência artística de três meses no exterior. As entrevistas que gravamos ao longo desse período têm sido uma rara oportunidade de perceber a evolução de um projeto artístico em tempo real.

A Matrioska Filmes também produz os anúncios dos finalistas e vencedores das três categorias do PIPA: prêmio do júri, voto popular e PIPA Online.

Todos os vídeos são veiculados no site do PIPA: www.premiopipa.com